Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes
Controle de riscos no trabalho garante a integridade e saúde do trabalhador
Os cuidados com o controle de riscos no trabalho são uma prioridade no Ministério do Trabalho
Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes. Segundo o Ministério do Trabalho, os riscos no trabalho são classificados de acordo com a sua origem e cada um possui medidas que garantem o controle dos riscos e evitam problemas.
Os riscos ocupacionais no trabalho podem ser tanto operacionais, comportamentais ou ambientais e podem ser classificados por:
- Físico;
- Biológico;
- Acidental;
- Químico;
- Ergonômico.
Para cada caso citado são necessárias normas e regulamentos importantes para garantir o controle de riscos no trabalho.
Controle de riscos no trabalho e como deve ser feito
O controle de riscos no trabalho deve se basear em um tripé de prioridades
Controle de riscos no trabalho deve ser feito com cuidado e, após a listagem dos riscos presentes na empresa, o empregador deve organizar uma lista de prioridades, conhecidos como Hierarquia de Controle (HOC).
O HOC deve ser escolhido de acordo com três áreas no qual a medida de controle de riscos no trabalho deve ser colocada como prioridade e são:
- Na origem do contaminante (Fonte)
- Ao longo do percurso entre a origem e o trabalhador (Ambiente)
- No receptor (Trabalhador).
Com base nisso, o empregador realiza as medidas e cuidados, com o objetivo de garantir este maior controle de riscos no trabalho.
Deseja saber mais sobre a importância do controle de riscos no trabalho? Então conheça o nosso trabalho. Somos uma empresa de medicina e segurança do trabalho com mais de 10 anos de experiência e atuação em Guarulhos. Entre em contato conosco e saiba mais.