Laudos e Programas de Segurança do Trabalho
Laudos e Programas de Segurança do Trabalho
A Evydence elabora os principais laudos de segurança do trabalho para empresas de todo o estado de São Paulo.
Os laudos de segurança no trabalho incluem um compilado de informações e orientações para eventuais adequações no ambiente laboral. Nossos profissionais especializados fazem testes, medições e inspeções detalhadas, seguindo as determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Fundacentro e das normas regulamentadoras.
Quais são os principais laudos elaborados pela Evydence?
Entre os diversos laudos de segurança elaborados pela Evydence, vamos destacar os 5 mais solicitados.
LAUDO ELÉTRICO – NR 10
O Laudo Técnico das Instalações Elétricas é exigido por diversas instâncias do poder público brasileiro, por certificadoras e por companhias de seguro. O relatório atesta que as instalações elétricas da empresa são seguras e estão em conformidade com as exigências técnicas.
Esse laudo é emitido por um engenheiro eletricista, considerando também as leis e normas jurídicas de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.
LAUDO ERGONÔMICO – NR 17
O laudo ergonômico é obrigatório em empresas que possuem empregados que se exponham a riscos em virtude dos métodos de trabalho. Profissionais que, por exemplo, carreguem peso, transportem e descarreguem materiais ou façam movimentos repetitivos.
Portanto, é uma exigência em empresas cujos funcionários precisam ter força física, mas também naquelas que possuem colaboradores que exercem sua jornada integral em uma estação de trabalho com mesa, cadeira e computador. Os móveis e equipamentos precisam ter altura e posicionamento adequados para preservar a saúde do funcionário.
Aliás, empresas em que empregados precisam ficar em pé, como vigilantes e operadores de caixas de lanchonetes, também devem seguir a NR 17. Existem regras de ergonomia para que esses profissionais tenham o tempo de folga necessário, e com a estrutura adequada para descansar.
LAUDO DE ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES – NR 15
O Laudo de Insalubridade aponta as atividades realizadas numa empresa que podem ser consideradas perigosas para a saúde. É o meio para determinar quais funcionários devem receber um adicional no salário em virtude desse risco.
O documento relaciona as metodologias que foram usadas para a avaliação dos agentes ambientais e comprova ações adotadas para neutralizar ou eliminar agentes de risco e, desta forma, evitar o pagamento do adicional de insalubridade.
A Evydence Medicina e Segurança do Trabalho faz análises técnicas qualitativas e quantitativas dos agentes físicos, químicos e biológicos comparando com os padrões estabelecidos pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15).
LAUDO DE COMPRESSOR
O Laudo de inspeção técnica atesta a condição operacional do compressor, verifica projetos de instalação e placas de identificação do equipamento e calcula a pressão máxima de trabalho admissível (PMTA).
O compressor é um equipamento industrial que aumenta a pressão de um fluído em estado gasoso, como o ar, vapor de água ou hidrogênio. A compressão de um gás também acaba provocando o aumento de sua temperatura.
LAUDO DE PERICULOSIDADE
O Laudo de Periculosidade atesta as condições de trabalho e a existência de riscos à segurança e à saúde dos empregados. O documento é imprescindível para a obtenção de auxílios previdenciários relacionados à periculosidade, como a aposentadoria especial.
Entre os riscos avaliados pelo Laudo de Periculosidade, estão a exposição a ameaças causadas por energia elétrica, explosivos e inflamáveis. O documento também analisa a presença, na jornada profissional, de perigos como roubos e outras espécies de violência física em atividades de segurança pessoal ou patrimonial.
LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO
O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é um documento que comprova que o funcionário foi exposto a riscos ambientais no período em que permaneceu no emprego. Esses riscos podem ser físicos, químicos ou biológicos.
É a partir da análise do LTCAT que o INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) avalia se concede ou nega a aposentadoria especial ao trabalhador. Empresas que não possuem o LTCAT atualizado correm o risco de ser multadas, e os valores podem chegar a quase R$ 100 mil, dependendo da gravidade da situação e da reincidência.