Clique nas imagens para ampliar
O QUE É UM EXAME TOXICOLÓGICO PARA MUDANÇA DE FUNÇÃO?
O exame toxicológico para mudança de função é um procedimento médico que avalia o uso de substâncias psicoativas no organismo do trabalhador. O objetivo é verificar se a pessoa está apta para ocupar a nova posição, pois, o uso de medicamentos controlados e outras substâncias ilícitas sem controle médico podem prejudicar a qualidade e segurança das atividades laborais.
COMO FUNCIONA O EXAME TOXICOLÓGICO PARA MUDANÇA DE FUNÇÃO?
O exame toxicológico para mudança de função é realizado a partir da coleta do material biológico do trabalhador, sendo esse material selecionado conforme o quadro clínico. Após a coleta, o material é encaminhado a um laboratório especializado, onde o exame é realizado. O resultado também pode ser realizado conforme as orientações da lei 13.389/2017, que regulamenta exames toxicológicos para seleção de pessoal e mudança de função.
VANTAGENS DO USO DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA MUDANÇA DE FUNÇÃO
- Contribui para o aumento da segurança no trabalho;
- Identifica a aptidão do colaborador para a função;
- Favorece maior produtividade no ambiente de trabalho;
- Oferece maior qualidade de vida aos trabalhadores;
- Contribui para a redução dos absenteísmos e dos acidentes de trabalho.
O exame toxicológico para mudança de função é essencial para a manutenção da saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Se você precisa realizar exames médicos ocupacionais de qualidade para seu estabelecimento, entre em contato com a Evydence – Medicina e Segurança do Trabalho para solicitar uma cotação e saber mais sobre como o exame toxicológico para mudança de função pode ser útil para sua empresa.