(11) 2382-3316 - (11) 2087-2253 contato@evydence.com.br
titulos orientacao ASO

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

img orientacao ASO

ASO – ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Ao contrário do que muitos empresários e profissionais de Recursos Humanos pensam, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) não tem o objetivo de demonstrar que um profissional está perfeitamente saudável. Em medicina do trabalho, a prioridade é detectar se o candidato à vaga tem saúde suficiente para exercer a função para a qual está sendo contratado.

Alguém com problema de mobilidade não é 100% saudável. Mas isso não o impede de trabalhar como recepcionista, técnico em contabilidade, operador de telemarketing ou redator de conteúdo em um portal de notícias. Porém, não poderá ser contratado para ser carregador numa empresa de logística, ou técnico de instalação de TV a cabo.

Portanto, o ASO não avalia se a pessoa é totalmente saudável, se não possui nenhum problema médico. E sim se o trabalhador é capaz, apesar de uma dificuldade de saúde eventual ou crônica, de cumprir com suas tarefas sem colocar em risco sua integridade física.

A Evydence Medicina e Segurança do Trabalho elabora o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO em empresas de Guarulhos, da região metropolitana e de todo o estado de São Paulo. Temos profissionais especializados, altamente qualificados e experientes. Em mais de uma década oferecendo serviços de medicina e segurança do trabalho em Guarulhos e região, atendemos milhares de empresas e dezenas de milhares de trabalhadores, em todos os ramos da economia: comércio, indústria e prestação de serviços

O que acontece se o ASO for negativo?

Se o resultado do ASO for negativo, a empresa pode optar por não contratar o candidato. Ou, ainda, terá a possibilidade de encaminhá-lo para um outro cargo que não exija tanto de sua saúde.

Usando a construção civil como exemplo, um trabalhador com labirintite será reprovado para trabalhar em um andaime. Porém, a condição clínica não será um impeditivo para que atue em obras internas do prédio.

O ASO precisa ser renovado periodicamente e deve, obrigatoriamente, ser feito por um médico do trabalho.

titulos fale conosco ASO

14 + 15 =