(11) 2382-3316 - (11) 2087-2253 contato@evydence.com.br

Exame de retorno ao trabalho é uma dúvida na cabeça do empregador. Qual é o momento para que o funcionário faça este exame?

 

Exame de retorno ao trabalho deve ser realizado no primeiro dia de retorno

O exame de retorno ao trabalho deve ser feito em funcionários que se afastaram por mais de 30 dias

 

Exame de retorno ao trabalho é uma dúvida na cabeça do empregador. Qual é o momento para que o funcionário faça este exame? De acordo com a lei, o funcionário que ficou ausente por um período igual ou superior a 30 dias deve ser submetido ao exame para o retorno ao trabalho no primeiro dia de volta ao trabalho. 

Isso é válido pelo afastamento quando é causado por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, e também, no caso das mulheres, que se afastaram por motivo de parto. Esta informação do exame de retorno ao trabalho está prescrito na Norma Regulamentadora 7. 

É importante destacar que tanto o afastamento quanto o retorno ao trabalho é feito junto ao médico do trabalho. Isso é, inclusive, em casos no qual o funcionário não consegue o beneficiamento junto ao INSS.

 

Exame de retorno ao trabalho deve ser feito pelo médico do trabalho

Apenas o médico do trabalho pode realizar o exame de retorno

 

Exame de retorno ao trabalho deve ser feito apenas pelo médico do trabalho da empresa. é imprescindível que o funcionário só retorne para as suas funções caso possua um atestado de saúde ocupacional (ASO), obtido após o exame de retorno ao trabalho. 

O ASO é ratificado e assinado pelo médico do trabalho da empresa, com sua devida aptidão para a função e é a confirmação que o trabalhador pode fazer o retorno ao trabalho.

Deseja saber mais sobre o momento exato de fazer o exame de retorno ao trabalho? Então conheça o nosso trabalho. Somos uma empresa de medicina e segurança do trabalho com mais de 10 anos de experiência e atuação em Guarulhos. Entre em contato conosco e saiba mais.