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Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes

 

Controle de riscos no trabalho garante a integridade e saúde do trabalhador

Os cuidados com o controle de riscos no trabalho são uma prioridade no Ministério do Trabalho

 

Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes. Segundo o Ministério do Trabalho, os riscos no trabalho são classificados de acordo com a sua origem e cada um possui medidas que garantem o controle dos riscos e evitam problemas. 

Os riscos ocupacionais no trabalho podem ser tanto operacionais, comportamentais ou ambientais e podem ser classificados por: 

  • Físico;
  • Biológico;
  • Acidental;
  • Químico;
  • Ergonômico.

Para cada caso citado são necessárias normas e regulamentos importantes para garantir o controle de riscos no trabalho.

 

Controle de riscos no trabalho e como deve ser feito

 O controle de riscos no trabalho deve se basear em um tripé de prioridades

 

Controle de riscos no trabalho deve ser feito com cuidado e, após a listagem dos riscos presentes na empresa, o empregador deve organizar uma lista de prioridades, conhecidos como Hierarquia de Controle (HOC).

O HOC deve ser escolhido de acordo com três áreas no qual a medida de controle de riscos no trabalho deve ser colocada como prioridade e são:

  • Na origem do contaminante (Fonte)
  • Ao longo do percurso entre a origem e o trabalhador (Ambiente)
  • No receptor (Trabalhador).

Com base nisso, o empregador realiza as medidas e cuidados, com o objetivo de garantir este maior controle de riscos no trabalho.

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