(11) 2382-3316 - (11) 2087-2253 contato@evydence.com.br

Exame admissional é um requisito básico no processo de contratação dos funcionários, mas a dúvida de muitos é a sua importância

 

Exame admissional: Por que é tão importante?

Exame admissional garante a saúde dos seus funcionários antes do primeiro dia

 

Exame admissional é um requisito básico no processo de contratação dos funcionários, mas a dúvida de muitos é a sua importância. O exame admissional tem como objetivo confirmar a aptidão e saúde dos funcionários para a liberação deste serviço.

Vale destacar que o exame admissional é requisito obrigatório, de acordo com o artigo 168 da CLT. O exame admissional precisa ser realizado antes de o trabalhador assumir as suas atividades. Contudo, a empresa e o funcionário podem enfrentar uma série de problemas posteriormente, caso o exame admissional não seja feito.

O exame admissional também tem o objetivo de avaliar se o funcionário possui ou não doenças pré-existentes para que, em caso de processos trabalhistas, esteja confirmado se determinada enfermidade ou problema de saúde foi ocasionado após a execução do serviço ou não, além de reduzir os acidentes de trabalho.

Fazer o exame admissional oferece vantagens para os funcionários, tais como a manutenção das suas condições de saúde, minimizar injustiças em caso de acidente ou doença e oferecer um atestado de boa saúde.

Exame admissional e as consequências de não fazê-lo

Ausência do exame admissional pode até causar problemas na justiça

 

Exame admissional, como dito acima, é um procedimento obrigatório e prescrito em lei. Por isso, a não execução deste processo no ato da contratação coloca a empresa em situação de desacordo com a legislação.

Em alguns casos, a ausência do exame admissional pode condenar a empresa a arcar com altos custos de tratamento de saúde, mesmo que o funcionário já tenha aquela enfermidade antes de ser contratado. 

A não realização do exame admissional pode acarretar na contratação de funcionários com problemas de saúde, o que pode causar a queda da produtividade e aumento de faltas.

Vale destacar que o exame admissional deve ser feito por uma empresa especializada e de confiança, que siga todas as normas e regulamentos e que conheça a legislação.  Deseja saber mais sobre a importância do exame admissional? Então conheça o nosso trabalho. Somos uma empresa de medicina e segurança do trabalho com mais de 10 anos de experiência e atuação em Guarulhos. Entre em contato conosco e saiba mais.