(11) 2382-3316 - (11) 2087-2253 contato@evydence.com.br

eSocial nas empresas é um mecanismo para a divulgação de dados dos funcionários para os órgãos competentes, mas como funciona?

 

eSocial nas empresas: Como funciona?

eSocial nas empresas é um sistema que facilita a divulgação de dados dos funcionários para os órgãos trabalhistas

 

eSocial nas empresas é um mecanismo para a divulgação de dados dos funcionários para os órgãos competentes, mas como funciona? O eSocial faz parte do Sistema Público e Escrituração Digital, que tem a função de unificar as atividades, que vão desde a recepção, validação, autentificação e armazenamento dos documentos da parte fiscal e contábil.

A guia única de recolhimento do eSocial nas empresas deve ser composta por alguns dados importantes, tais como:

  • Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), se incidente – Trabalhador;
  • 8% a 11% de contribuição previdenciária – Trabalhador;
  • 8% de contribuição patronal previdenciária – Empregador;
  • 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho – Empregador;
  • 8% de FGTS – Empregador;
  • 3,2% de indenização compensatória (Multa FGTS) – Empregador.

O eSocial nas empresas tem o objetivo de identificar as divergências sobre os dados do funcionários, que vão desde falhas no nome, documentações, entre outros. Em caso de falhas, o sistema acusa o sistema automaticamente e orienta o usuário para a correção do problema.

O empregador consegue ainda, por meio do eSocial nas empresas, gerar folha de pagamento e guia única que consolida os recolhimentos tributários, além de efetuar demissões, por exemplo.

 

 eSocial nas empresas é um programa que facilita a consulta online de dados

Consulta ao eSocial nas empresas  deve ser feita por um Certificado Digital

 

eSocial nas empresas foi desenvolvido pelos órgãos governamentais da Receita Federal, o antigo Ministério do Trabalho, Previdência Social e Caixa Econômica Federal, em conjunto.  A consulta online do eSocial facilita a pesquisa, diretamente, do sistema de até 10 funcionários por vez.

A consulta do lote do eSocial nas empresas

é feita através do envio de arquivo padronizado. Vale destacar que a consulta do lote deve ser feita por meio de um Certificado Digital. Recentemente, preparamos um post especial falando sobre o que é o eSocial

Deseja saber mais sobre a importância do eSocial nas empresas? Então conheça o nosso trabalho. Somos uma empresa de medicina e segurança do trabalho com mais de 10 anos de experiência e atuação em Guarulhos. Entre em contato conosco e saiba mais.