(11) 2382-3316 - (11) 2087-2253 contato@evydence.com.br

CIPA ou Comissão Interna de Prevenção a Acidentes é constituída pelos próprios funcionários e tem a função de fiscalização

 

CIPA: entenda a importância na segurança do trabalho

CIPA está na legislação brasileira e é requisito obrigatório nas empresas

 

CIPA ou Comissão Interna de Prevenção a Acidentes é constituída pelos próprios funcionários e tem a função de fiscalização da segurança dos trabalhadores. Outra função do CIPA é agir na segurança e prevenção de acidentes e doenças oriundas do trabalho. 

A CIPA está garantida na legislação brasileira e é requisito obrigatório nas empresas que possuem mais de 20 funcionários. Vale destacar que a composição da CIPA deve ser feita de maneira proporcional à quantidade de colaboradores da instituição. 

Para participar da CIPA é necessário que os integrantes sejam eleitos em votação secreta pelos companheiros de trabalho. Os escolhidos podem ser reeleitos e a duração do mandato é de um ano. 

Os componentes da CIPA não podem ser demitidos sem justa causa durante o período da candidatura e até um ano após o encargo. A empresa, por sua vez, deve ter um representante do CIPA, que é designado a exercer a função pelo empregador.

 

CIPA: Integrantes devem passar por um treinamento especializado

CIPA é regulamentada na Norma Regulamentadora 05

 

CIPA está regulamentada na Norma Regulamentadora 05, mais conhecida como NR05. Os integrantes da CIPA são obrigados a fazerem um treinamento para estarem aptos nos exercícios de sua formação na comissão. 

O treinamento para os membros que vão compor o CIPA pode ser ministrado por qualquer profissional habilitado ou por um especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Deseja saber mais sobre a importância do CIPA? Então conheça o trabalho da Evydence. Somos uma empresa de medicina e segurança do trabalho com mais de 10 anos de experiência e atuação em Guarulhos. Entre em contato conosco e saiba mais.